Entre os dias 23 e 26 de fevereiro ocorre o II Seminário Internacional Direito, Tecnologia e Inovação. O evento terá como tema os Desafios da Proteção de Dados no Século XXI, Governança Corporativa e Sustentabilidade, Direitos Humanos e os novos rumos da carreira do advogado. O Seminário contará com a presença de especialistas e doutores da Argentina, Brasil e Portugal. Aula magna com um dos juristas mais renomados da América Latina e Europa: Dr. Ricardo Rabinovich Berckman. A transmissão do evento acontece pelo YouTube e a programação completa pode ser conferida no site iesla.edu.br.


O Seminário tem como objetivo promover um espaço de reflexão e debate entre a comunidade acadêmica sobre as questões relacionadas ao tema Direito, Tecnologia e Inovação. Com foco nas áreas dos direitos fundamentais, bem como a tensão entre tecnologia e sociedade, busca estimular o aprimoramento do pensamento científico e ampliar o conhecimento acerca dos impactos que as novas tecnologias geram no sistema jurídico.


O evento é promovido pelo Curso de Bacharelado em Direito da Escola Superior de Educação, mantida pela ESJUS (Escola Superior de Justiça), que lança sua graduação em DIREITO, com a participação de renomados juristas nacionais e internacionais.


Ambas as marcas são pertencentes ao Grupo Educacional IESLA-ESJUS.


Não perca tempo,

inscreva-se já!

Preencha com os seus dados:


CONHEÇA OS PALESTRANTES

Dra. Sara M. A. G. Bernardes

É Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (2014),aprovada com nota máxima (SUMMA CUM LAUDE) e indicação de publicação da obra. Doutoranda em Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires. Pós-doutora em Direito pela Universidade Nacional de La Matanza. Especialista em Direito de Família, MBA em Gestão de Negócios pela FGV (2007). Possui graduação em Direito pelo UNIC-Universidade de Cuiabá. Possui vasta experiência como Docente de graduação, especialização e mestrado em diversas instituições de ensino superior brasileiras e argentinas, e tem atuado como Orientadora de teses doutorais; Coordenadora de Graduação, Especialização e MBA; presidente e membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas. Possui mais 15 anos de experiência em Gestão e Docência do Ensino Superior, além de ser pesquisadora nas áreas da Educação, Psicologia, Neurociência e Direito. Autora e coautora de livros jurídicos e de inúmeras publicações em jornais e revistas. Fundadora e idealizadora de diversas empresas em vários segmentos da economia, destacando-se no setor educacional. Atualmente é Reitora e Presidente das IES (faculdades) pertencentes ao Grupo Educacional IESLA ESJUS e da IESLA World University. Compõe o Comitê Acadêmico do novo Doutorado em Ciências Jurídicas da Universidad del Museo Social Argentino, junto com Marcos Córdoba, Mário Valls, Carlos Burger, Eugenio R Zaffaroni, Teodora Zamudio, Daniel Vítolo e outros. Idealizadora de inúmeros projetos voluntários e filantrópicos em defesa da criança e do adolescente.

Currículo Lattes

Dr. Joaquim J. Miranda

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestre em ciências jurídicas e criminais pela Universidade de Coimbra (2001) e doutor em ciências jurídicas e sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (2008). Pós-doutorado em Direito pela Universidad Nacional de La Matanza. Estudante de pós-doutorado em educação na Florida Christian University. Ele trabalhou como professor em várias instituições de ensino superior brasileiras, portuguesas e argentinas, nos cursos de graduação, mestrado e doutorado; Coordenador e membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas; orientador de inúmeras teses de doutorado já defendidas; membro do conselho de defesa de teses de doutorado. Procurador do Ministério Público do Estado de Minas Gerais por 25 anos; Registra o desempenho como membro do comitê da competição para ingressar na carreira de MP; membro do Conselho Penitenciário do Estado; membro do Conselho de Defesa de Belo Horizonte, membro da Associação para a Prevenção da Tortura; MENSA Internacional; Gideões Internacionais e Coordenador do Centro de Apoio Operacional Penal MP / MG. Ele tem experiência no ensino superior, na educação e no direito, em especial: direito penal, processo criminal, criminologia, criminalidade, punição, intervenção mínima e responsabilidade criminal e execução criminal. Autor e co autor de livros jurídicos e numerosas publicações em jornais e revistas.

Currículo Lattes

Convidado Especial:

Dr. Ricardo Rabinovich Berckman

Doutor em Filosofia do Direito pela Universidad de Buenos Aires. Professor do Doutorado da Faculdad de Derecho (UBA). Professor da UBA (História do Direito; Princípios Gerais do Direito Latino-Americano), da Universidad Nacional de Lomas de Zamora (Direito Civil, Parte Geral) e da Universidad de Belgrano (Direitos Humanos). Diretor do Departamento de Ciências Sociais da Faculdad de Derecho (UBA) desde 2012. Diretor do Programa de Cursos para Doutorado (Faculdad de Derecho da UBA) desde 2008. Co-diretor do Mestrado em Cultura Jurídica (Universidade de Girona, Catalunha) ) desde 2014. Secretário do Conselho Acadêmico de Ética em Medicina (Academia Nacional de Medicina, Argentina, desde 2016). Primeiro Diretor Geral da Escola de Magistratura do MERCOSUL (2012-2014).

Dra.Teodora Zamudio

Advogada, possui ampla e diversificada experiência como pesquisadora e consultora em pesquisa social e jurídica aplicada e acadêmica. Em 2011 recebeu a categoria máxima de Pesquisadora e Professora do Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Educação da República Argentina. Nos últimos 20 anos, lecionou na Universidade de Buenos Aires as disciplinas de Direito Comercial, Sistemas de Propriedade Intelectual, Direitos Indígenas e Questões Legais em Biotecnologia, e desde 1998, lidera uma equipe de pesquisa em “Conservação e gestão da biodiversidade e conhecimento tradicional” certificada pela Universidade de Buenos Aires e apoiado pela CONICET (Comissão Nacional de Ciência e Tecnologia), declarada de especial interesse pelo Congresso Nacional da República Argentina. Participa de diversos projetos e temas na Argentina e no exterior, individualmente ou em equipe, para departamentos e agências governamentais e empresas de consultoria. Sua experiência inclui: pesquisa ambiental e socioeconômica, participação pública, avaliação de programas, propostas legislativas, revisões de literatura, estudos de viabilidade, avaliações de necessidades e análises de lacunas. Está atualmente envolvida como consultora sênior no contexto de estudos indígenas e ambientais para vários governos provinciais e para o Congresso Nacional e Executivo.


Dra. Adriana do Carmo Figueiredo

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), área de concentração Linguística do Texto e do Discurso, linha de pesquisa desenvolvida na tese: Análise do Discurso Jurídico. Possui Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Pós-graduação em Direito Constitucional pela UCAM (2014), Graduação em Letras / Licenciatura Plena - Inglês e Espanhol pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e Bacharelado em Direito (2013) UNIBH. Com mais de 25 anos de docência na Educação Básica, Profissional, no Ensino Superior e na Pós-graduação, além de diversas publicações em livros, capítulos de livros, periódicos científicos e anais de congressos, nacionais e internacionais, é advogada constitucionalista e também professora na Fundação CEFET-Minas e nos cursos de graduação em Direito e Pós-graduação do IESLA/ESJUS. Tem experiência internacional na Facultad de Derecho da Universidad de Buenos Aires (UBA) como discente do Doutorado em Direito Constitucional. Atua como docente e pesquisadora nas seguintes áreas: Línguas Estrangeiras Espanhol e Inglês, Língua Portuguesa, Metodologia Científica, Estudos Linguísticos e Literários, ênfase na Análise do Discurso e nas Teorias da Argumentação, Direitos Humanos, Bioética, Direito Constitucional e Hermenêutica Jurídica.

Currículo Lattes

Dra. Cintia Moreira Gonçalves

Graduada em Direito, Especialista em Direito Civil, Direito Processual Civil, Bioética e Biodireito. Mestre em Administração com ênfase em inovação. Professora universitária nas disciplinas Introdução à Ciência do Direito, Direito Civil, Direito Processual Civil e Ética Profissional e Estatuto da OAB em cursos presenciais e à distância. Advogada na área civil. Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas do Grupo Educacional IESLA-ESJUS. Atuou como presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da IESLA.

Currículo Lattes

Dr. Raphael Silva

Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e pela Universidad Argentina John F. Kennedy - UAJFK, Mestre em Direito pela UFMG e Especialista (Pós-graduado Lato Sensu) em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG. Professor Universitário em Cursos de Graduação e de Pós-Graduação Lato Sensu. É membro de diversos Conselhos Editoriais e Consultivos (livros e periódicos), atuando, inclusive, como parecerista (Sistema Double Blind Peer Review). É Membro integrante de Bancas Examinadoras de Concursos Públicos. Possui trabalhos científicos publicados, por meio impresso, referentes à diversos temas de Direito Público (livros, capítulos de livros e artigos de revistas científicas). Tem experiência na área de Direito, atuando academicamente nos seguintes temas: Desenvolvimento Econômico: Entraves Tributários e Orçamentários; Moral Tributária do Estado e dos Contribuintes; Educação Fiscal e Filosofia dos Valores. Advogado e Consultor Jurídico.

Currículo Lattes

Dr. Wilson Santos Filho


Possui graduação em Direito - Faculdades Milton Campos (1999). Atualmente é sócio gerente - Santos Filho Advogados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário e Empresarial. É graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração Milton Campos (2012). É especialista em Direito Tributário e Internacional pela Faculdade de Direito Milton Campos (2007).

Currículo Lattes

Dr. Robson Lins (Conselheiro do Conselho Nacional de Educação - CNE)

Presidente do Conselho Nacional de Educação Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), Mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999). Advogado - Sócio do escritório Barros Carvalho Advogados Associados e Professor de Direito Tributário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Currículo Lattes

TEMAS


1 - Desafios para a atuação jurídica no novo normal;

2 - Interferência e controle jurídico nas inovações científicas;

3 - A Carreira de Direito Após o Covid: Refletindo em Tempos de Peste;

4 - Três megatendências jurídicas identificadas pela ESJUS e que guiarão você no futuro;

5 - Mudanças e adaptações nas estratégias jurídicas on-line;

6 - Bioética e Bioimpressão de órgãos do corpo humano;

7 - A Prática Jurídica no Século XXI.

8- Inovação: o mercado jurídico do século XXI


PROGRAMAÇÃO

 

23/02

19h - Solenidade de Abertura:

Presidente do Congresso e do Grupo Educacional IESLA-ESJUS - Profa. Dra. Sara M. A. G Bernardes.

Diretor Acadêmico do Grupo Educacional IESLA-ESJUS, Prof. Dr. Joaquim Miranda

Coordenador de Graduação do Grupo Educacional IESLA-ESJUS, Prof. Alexandre M. V. Sibalszky

Coordenador de Pós-Graduação do Grupo Educacional IESLA-ESJUS Prof. Dr. Bruno Stefani


19h30min - A Carreira de Direito Após o Covid: Refletindo em Tempos de Peste - Prof. Dr. Ricardo Rabinovich

21h - Três megatendências jurídicas identificadas pela ESJUS e que guiarão você no futuro – Prof. Dr. Joaquim Miranda

22h- Perguntas e Encerramento


24/02

19h - Mudanças e adaptações nas estratégias jurídicas on-line - Prof. Wilson Santos Filho

20h - Interferência e controle jurídico nas inovações científicas – Prof. Dr. Robson Lins

21h- Perguntas e Encerramento


25/02

19h- Bioética e Bioimpressão de órgãos do corpo humano - Profa. Dra. Adriana do Carmo

20h - A Prática Jurídica no Século XXI – Profa. Cintia Moreira Gonçalves

21h - Perguntas e Encerramento


26/02

19h - Desafios para a atuação jurídica no novo normal - Prof. Dr. Raphael Silva

20h30min - Inovação: o mercado jurídico do século XXI - Profa. Dra.Teodora Zamudio

22h - Perguntas e Encerramento


Inscreva-se e garanta sua vaga!

Evento Online e gratuito.

23, 24, 25 e 26 de Fevereiro de 2021.


Transmissão Youtube

A Escola Superior de Justiça lança sua Graduação em DIREITO, com a participação de renomados juristas nacionais e internacionais.